A UPA JK, dentre as unidades de pronto atendimento do município, é a mais central de Contagem. Por estar em um dos corredores de maior acesso, a UPA JK recebe um grande fluxo de usuários. Diariamente, a unidade promove cerca 450 atendimentos. Lembrando que são acolhimentos feitos 24horas, sete dias por semana.
O grande número de atendimento trazia um transtorno devido a recepção não comportar o fluxo. Além disso, os usuários dividem o espaço com as ambulâncias do SAMU. Para solucionar um antigo problema da unidade, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, faz um grande investimento. Desde março de 2018, a UPA passa por obras para a ampliação da recepção.
A obra de ampliação da recepção gira em torno de R$ 480 mil. O secretário de Saúde, Cléber de Faria Silva, destaca que os investimentos na saúde não param em Contagem. “Mesmo em momento de uma das maiores crises econômicas brasileiras, o prefeito Alex de Freitas continua investindo na saúde visando a ampliação modernização do atendimento”.
A assessora da Superintendência de Urgência e Emergência, Danielly Aparecida de Jesus, destacou que após a conclusão das obras, previstas para outubro, os usuários poderão ser acolhidos melhor. Além da ampliação, a nova recepção será dividida em duas partes: registro de pessoas e espera. “O intuito é melhorar o acesso da população visando um atendimento mais humanizado.